quarta-feira, 25 de abril de 2012

UNIVERCIDADE * REUNIÃO DOS ALUNOS NO SINPRO-RIO * COMPAREÇAM A ASSEMBLÉIA DO DIA 26 DE ABRIL AS 18 HORAS NO SINPRO-RIO. Gestores do Centro Universitário da Cidade! Porque fizeram esta transação? Está sendo mais complicada do que pensaram? Realmente. Não existe na lei compra de Instituição Sem fins lucartivos. Querem ser mantenedores? Por que pagam aos professores da Gama Filho e não pagam da UniverCidade? Se arrependeram? Onde está o dinheiro dos alunos? Deveria servir para o objetivo das instituições sem fins lucrativos, isto é, para de utilidade pública em prol da educação, sem obter lucros para a administração. Usar os recebíveis dos alunos para garantir o Empréstimo realizado pelo GALILEO S/A é suspeito.




 PARA OS ALUNOS E PROFESSORES


PERMANECEM AS DÚVIDAS?


PERGUNTE AQUI NO BLOG.

____________________________________________

REUNIÃO DOS ALUNOS NO SINPRO-RIO
DIA 24/04/2012

Neste dia nada foi estabelecido sobre o pagamento das mensalidades, e orientaram aos alunos a recorrerem ao Código de Defesa do Consumidor para reivindicarem seus direitos, inclusive quanto ao depósito de suas mensalidades em juízo.

A greve continua até o dia 26 de abril em que os professores determinarão da continuidade da greve ou não.

PROVAS

Não houve suspensão, mas estenderam de 12 para 19 de maio. 

PRAÇA ONZE

Alguns professores foram até a unidade Praça Onze para conversar sobre o movimento, e foram barrados por seguranças ao pensar que eram do Sindicato.  Ao ver que eram professores conseguiram entrar na sala dos professres, mas muitos diziam que são professores das duas Instituições e que na Gama Filho estavam recebendo, instaurando-se aí um grande impasse, que os impediam de paralisar.



ALUNOS DO PROUNI


PROUNI - O poder público é quem paga esta bolsa, portanto só cabe ao aluno assinar o TERMO DE BOLSISTA.  O aluno não tem culpa, portanto continuarão com a bolsa, desde que assine a renovação. Se não conseguir, é de bom termo que façam  um requerimento por escrito dando um prazo a Innstituição se manifestar e cumprir a lei, sob pena de ajuizar a Ação judicial competente no JUIZADO. Não esqueçam de solciitar o RECIBO na sua cópia. Desta forma você terá prova do seu pedido, e demonstrará que não foi você que perdeu o prazo. De qualquer forma, caso haja má-fé da Instituição, é sinal que o SERVIÇO está sendo mal prestado. Tem julgados de tribunais que dizem isso. Apesar de vocês não pagarem, existem entendimentos que dizem que a relação de consumo é por equiparação.

Uma instituição estava cobrando mensalidade a um aluno, pois ele não assinou o termo. Acontece que a Instituição não prestou as informações e não avisou o prazo.

VEJA A DECISÃO ABAIXO: 

Anulada cobrança de semestre universitário por falta de comunicação da perda de bolsa federal

A 1ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais do Estado determinou a desconstituição da cobrança de débito semestral em curso universitário do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA). Conforme o Colegiado, o universitário somente foi notificado sobre a perda da bolsa de ensino federal (Prouni) na metade do semestre em andamento. Os magistrados entenderam que houve falha nos serviços prestados pela entidade universitária, que deixou de informar adequadamente o consumidor como preceitua a legislação consumerista.
 
A mãe do universitário, responsável pelo contrato de prestação de serviço, recorreu da sentença que julgou improcedente o pedido de desconstituição do débito semestral. Salientou que não teria autorizado a rematrícula do filho, caso o IPA tivesse comunicado a perda da bolsa do Prouni.

Dever de informação

O Juiz-relator, João Pedro Cavalli Júnior, ressaltou que são aplicáveis no caso as normas contidas no Código de Defesa do Consumidor . "Uma vez que a parte autora é consumidora dos serviços educacionais oferecidos pela demandada." Na relação de consumo, a instituição privada caracteriza-se como fornecedora e o aluno é o consumidor.

De acordo com o magistrado, reconhecida a relação consumerista, impõe-se o respeito a direitos básicos do consumidor. Como exemplo, citou o dever de informação e a possibilidade de revisão de cláusulas contratuais objetivando restabelecer o equilíbrio entre os contratantes.
Rendimento acadêmico

O universitário ingressou no IPA em 2006 para cursar Administração Hospitalar. No primeiro semestre de 2007, ele perdeu a bolsa de ensino porque não obteve 75% de aprovação, percentual exigido pelo Prouni. Mas a universidade manteve o rapaz no programa federal.
No segundo semestre de 2007, o bolsista reprovou novamente. O IPA somente comunicou a perda da bolsa na metade do primeiro semestre de 2008 para o qual o universitário conseguiu se matricular normalmente e cursar todas as disciplinas, atingindo resultado satisfatório.

Falha
O Juiz João Pedro Cavalli Júnior ressaltou que o universitário tinha plena consciência dos requisitos necessários para se manter vinculado ao Prouni. Entretanto, frisou, houve falha na prestação dos serviços do IPA.

A instituição aceitou a rematrícula de aluno que não fazia jus ao benefício federal. Outro erro da universidade foi não ter notificado formalmente o aluno sobre a perda da bolsa antes da rematrícula para o período em curso. A comunicação somente ocorreu em 16/4/08, metade do semestre.

Na avaliação do magistrado, houve falta de transparência e deficiência na prestação de informações por parte da ré. "Não podendo se impingido à autora o pagamento de toda semestralidade."

A conduta da ré feriu disposto no art. 14 do Código de Defesa do Consumidor : "O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos."

Desconstituiu, assim, toda a dívida existente em nome da recorrente em relação ao primeiro semestre de 2008.

Votaram de acordo com o relator, Ricardo Torres Hermann e Heleno Tregnago Saraiva.
Proc. 71001871896


Abraço,




33 comentários:

  1. Minhas aulas são às 2ª feiras. Dois dias de greve, dois feriados, um mês inteiro sem aulas. Não vou aplicar prova nenhuma, não há conteúdo nem disposição. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo.

      A greve é legal,portanto até o dia 26 de abril o colega não deve aplicar prova.

      COMPAREÇA NA ASSEMBLÉIA DO dia 26 AS 18 HORAS NO SINPRO-RIO PARA AJUDAR A RESOLVER SOBRE OS RUMOS DO MOVIMENTO.

      NESTE DIA VOCÊ SABERÁ O QUE FAZER, MAS TEM QUE PARTICIPAR.

      SUA PRESENÇA É IMPRESCINDÍVEL.

      Abraço,

      Excluir
  2. Gestores do Centro Universitário da Cidade! Porque fizeram esta transação?

    Resp: para ganhar dinheiro, encher o bolso de dinheiro.

    Está sendo mais complicada do que pensaram?

    Resp: qual a diferença, quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    Realmente. Não existe na lei compra de Instituição Sem fins lucartivos.

    resp: sempre damos prejuizo, nosso contador é expert nisso, lucro aonde? e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    Querem ser mantenedores?

    resp: tanto faz, vcs não vão receber nada mesmo... e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    Por que pagam aos professores da Gama Filho e não pagam da UniverCidade?

    resp1: ah... e melhor parar de pagar os professores da Gama Filho eles estão ficando com inveja, porque todos são iguais agora.

    resp2: não podemos agradar gregos e troianos,
    para não ter greve geral... pagamos metade dos professores, só os gregos...

    resp3: será rotativo, 1 periodo pagamos em dia Gama Filho, depois de maio não vamos pagar mais. Vamos pagar em dia os da UniveCidade, no periodo seguinte não vamos pagar nenhuma das duas e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.


    Se arrependeram.?

    resp: claro que não.... estamos enchendo o bolso de dinheiro...

    mais perguntas? a resposta é a mesma?
    E quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna da unidade Freguesia e faço uma matérias, às terça-feira no Méier, gostaria de ter a confirmação de que realmente as provas não estão sendo aplicadas, pois não consigo contato com ninguém para me confirmar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rachel,

      Como vai?

      Neste momento a notícia é que será a partir do dia 19 de maio.

      Vamos acompanhando.

      Abraço,

      Excluir
    2. O que seria a partir do dia 19 de maio? A aplicação das provas? Mas e a reposição das aulas? Isso se a greve terminar amanhã, coisa que eu acho que não vai acontecer.

      Abs,

      Excluir
  4. Onde está o dinheiro dos alunos?

    Resp: no bolso do Márcião, do contador, do Cantieri, dos juizes que travam as ações na justiça, aonde mais deveria estar? que pergunta com resposta mais obvia...menos nas contas dos professores e funcionários....e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.


    Deveria servir para o objetivo das instituições sem fins lucrativos, isto é, para de utilidade pública em prol da educação, sem obter lucros para a administração.

    resp: ah? isto só funciona em outro planeta...
    Ronald foi dono de banco e vai se remidir em prol da educação sem fins lucrativos, alguém acredita em papai noel? como tem gente bobinha...e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    Usar os recebíveis dos alunos para garantir o Empréstimo realizado pelo GALILEO S/A é suspeito.

    resp: o mundo é dos espertos...iriamos dar como garantia as casas, os carros dos professores, mas o banco não aceitou...agora que vcs entenderam a criação da Galileo? Conduta Rio? e tudo igual a gestão Ronald só um pouco piorada, quero dizer aperfeiçoada....e quem liga para isso, estamos enchendo o bolso de dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Pergunta simples que não encontrei resposta.

    Qual é a posição da faculdade em relação a tudo isso?
    O que dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente não há posição. Eles nao se pronunciam

      Excluir
  6. Professor, acabou de aparecer no site as novas datas das minhas provas, e uma está com a data de ontem. Liguei para o 0800 para me informar, pois como a faculdade está em greve, não faz sentido ter havido prova, principalmente pq no horário da mesma tinha a reunião dos alunos no sindicato. No 0800 da Galileu fui informada que se estava lá é pq havia tido prova sim, e eu havia perdido. Disse ainda que, eu teria as outras duas provas (A2 e A3) e que poderia recuperar. Ou seja, além de perder aulas e provas por causa da falta de pagamento, que é culpa deles, EU que tenho que me virar com apenas 2 provas? Eles podem fazer isso? Estou desesperado com essa situação pois não posso, de jeito algum, perder o semestre pois faço estágio e estão esperando eu me formar para me contratar, fora o dinheiro jogado no lixo. Eles podem fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno.

      Sei de suas responsabildiades. Porém a faculdade sabe que existe uma greve legal. Portanto os alunos já deveriam ter tomado as precauções no JUIZADO que eu por diversas vezes já anunciei. Aqui mesmo tem um quadro azul dizendo isso. Para que todo o cidadão se resguarde deverá reivindicar seus direitos.

      Por que amanhã mesmo você não vai no JUIZADO especial cível, para cientificá-los disso.

      Ou, Vá amanhã na reunião dos professores as 18 horas, por favor, para que você denuncie isso.

      Eles não podem fazer isso!!!

      Deus do céu! ONTEM JÁ DEVERIA TER UMA SOLUÇÃO NA REUNIÃO DE VOCÊS. Será que os expert no assunto não falam nada!!!

      AMANHÃ TEM QUE SAIR ALGUMA DECISÃO. VÁ NA REUNIÃO AMANHÃ, OK??? TE AGUARDO.

      Excluir
    2. Então, eu não pude ir ontem, mas hoje já fui na manifestação... Só quando cheguei em casa de lá foi que vi isso, por isso não pude perguntar a ninguém. O problema é que o meu horário de estágio é justamente no horário em que os juizados estão abertos, fora a demora, aí acaba ficando muito complicado de eu ir. Esse é o tipo de coisa que eu só consigo resolver estando de férias! Mas amanhã eu consigo ir na reunião - é depois do meu horário - e falarei dessa questão. Acabei de ver no facebook que eu não sou o único com esse problema!

      Excluir
    3. OK. Isso mesmo. Tem vários colegas que estão da mesma forma. Pena que todos não conhecem o BLOG, pois aqui tem informações.

      Abraço e até amanhã.

      Excluir
  7. pelo jeito... a greve não irá acabar... e para PIORAR a situação dia 03 de Maio os Funcionários administrativos vão ter uma assembléia com PRESIDENTE DA SAAE RJ. pois estão acertando tbm uma PARALISAÇÃO ou melhor GREVE GERAL!!! hoje esta acontecendo uma manisfestação em frente a SEDE. Gente não terá rumo mais os caras não vão pagar pois não tem dinheiro para pagar ninguem!! e ainda fazem outros de escravos para trabalhar de graça!! setores na SEDE não esta fazendo mais NADA estão todos parados!!! quase 3 meses os funcionarios da CONDUTA receber, Funcionários administrativos já fazendo 2 meses e professores nem se diga.... falta muita coisa!!! 13ºde 2007 e 2011, FGTS, INSS, Dissídio, Férias de Fevereiro 30%, Março 100% alias falta TUDO!!! porque não tem logo uma intervenção JUDICIAL na instituição professor?? pois eles não tem como pagar e a situação tá pior quando era só a UniverCidade!!

    ResponderExcluir
  8. Algum aluno Direito que faça aulas com os professores:

    PAULO ROBERTO PIRES DO AMARAL
    EDEZIO DE CASTRO RAMOS JUNIOR
    ALEXANDRE DE PAULA RUY BARBOSA
    MARCELO PIRES BRANCO DA COSTA
    KLEBER NEVES NOBRE

    Sabe dizer se esta tendo aplicação de provas? Já fui a duas semanas atrás e não houve aula, alguém sabe informar algo? O 0800 não sabe informar nada! Por favor alunos se comuniquem!

    ResponderExcluir
  9. não tem como pagar? alguém acredita nisso? como pagam em dia a Gama? não seria mais fácil de afimar... eles tem dinheiro mas não querem pagar...é mais simples assim...

    aí Marcio, Cantieri, Ronald... Vai que!!! espero que vcs não sofram um acidente...

    ResponderExcluir
  10. http://oglobo.globo.com/educacao/sem-aulas-estudantes-vao-entrar-na-justica-contra-univercidade-4734227

    Ao contrário dos alunos, o reitor das duas instituições, Marcio André Mendes Costa, garante que as aulas estão acontecendo. Segundo ele, UMA PEQUENA PARTE DOS PROFESSORES aderiu à greve. Mas ele informou que os estudantes prejudicados serão ressarcidos de alguma forma.

    - Ninguém vai ficar no prejuízo. Vamos repor todas as aulas. Além disso, estamos estudando uma compensação financeira - afirmou Marcio André.

    ResponderExcluir
  11. - Ninguém vai ficar no prejuízo. Vamos repor todas as aulas. Além disso, estamos estudando uma compensação financeira - afirmou Marcio André.

    somente os professores serão prejudicado hahaha... vão tirar dos salários dos professores para pagar os prejuizos dos alunos... querem apostar?

    ResponderExcluir
  12. o objetivo principal da Galileo é "EnÇino a Distância"... eles querem os alunos bem longe da faculdade.... muito distantes hahaha!!!

    ResponderExcluir
  13. ESCREVI NO FACEBOOK:

    OS ALUNOS TEM TODA A RAZÃO EM REINVIDICAR, MAS A GREVE DOS PROFESSORES É LEGAL, E OS ALUNOS NÃO PODERÃO SAIR PREJUDICADOS. ASSIM A PRESSÃO DEVE SER EM CIMA DA INSTITUIÇÃO. ELES DEVERÃO SER ACIONADOS JUDICIALMENTE. É UM DIREITO DOS ESTUDANTES,E, DESTA FORMA AO SR. MARCIO SERÁ COMPELIDO A CUMPRIR SUA OBRIGAÇÃO. QUANDO O SR. MARCIO FALA QUE OS ALUNOS SERÃO RESSARCIDOS DE ALGUMA FORMA, É MUITO VAGO. OS PROFESSORES ESTÃO SEM ÂNIMO, POIS DESDE 2003 ESTÃO NESTA LUTA, E SOMENTE AGORA É QUE FOI DECLARADA GUERRA. CAROS AMIGOS. DENTRO DO POSSÍVEL, NÃO CEDAM AS PROMESSAS DESTE SENHOR, QUE COMPROU A BRIGA QUANDO ANUNCIOU FUSÃO. ELES SABIAM QUE A INSTITUIÇÃO TINHA UM PASSIVO DESCOMUNAL, E CONFORME O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, A INSTITUIÇÃO NÃO SE EXIME DE SUAS RESPONSABILIDADES AO DIZER QUE "NÃO SABIA". ALUNOS. BRIGUEM... BRIGUEM MUITO POR SEUS DIREITOS QUE ISSO REFLETIRÁ NO CORPO DOCENTE POSITIVAMENTE. OS PROFESSORES TAMBÉM ESTÃO LUTANDO, E AUTOMATICAMENTE TAMBÉM REFLETIRÁ NOS SENHORES. GRANDE ABRAÇO E ESTAREI AQUI SEMPRE QUE PRECISAREM. NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO TEM QUE EXISTIR HARMONIA E EQUILÍBRIO ENTRE AS PARTES, E A BALANÇA TENDENDO SÓ PARA UM LADO NÃO ESTABELECE UMA ESTRUTURA SÓLIDA E RESISTENTE. BOA SORTE A TODOS!!!

    NINGUÉM ESTÁ A VENDA, NEM MUITO MENOS OS ALUNOS. QUE COMPENSAÇÃO É ESSA? COMO SEMPRE ... DINHEEEEEEEEEIRO... ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Márcio que compensação financeira é esta? Aumento nas mensalidades? Se o Senhor der compensações financeiras aos alunos com o mesmo teor da compensação financeira dada a nós professores eles, os alunos, não vão gostar. Certamente, o sr. vai deixar de pagar os professores para dar esta compensação. O financeiro da univerCidade é caótico. Não conseguem nem mesmo nos enviar uma declaração de rendimentos correta. A minha tanto a primeira quanto a segunda enviada estão erradas. Ou os demonstrativos de pagamento mensal é que estão? Que bagunça! Por isso fui demitido. Esta instituição não é muito chegada a pessoas inteligentes e honestas. Paguem o que me devem, quero ficar bem longe de vcs. Quer saber o meu nome? Se quiser eu informo para facilitar as coisas.

      Pessoal "Porrada" neles que eles merecem! Só tomem cuidado para não machucar as mãos porque a cabeça deles são muito duras!

      Excluir
  14. mudaram as datas das provas A1... e mantiveram as de A2 e A3 ou seja o periodo vai terminar no mesmo prazo.... será que a reposição vai ser sabado a noite la na cobertura da lagoa do Marcião????

    ResponderExcluir
  15. quando a Galileo assumiu foi logo informando que queria "Ensino a Distância", estão conseguindo deixar os alunos bem distante da Faculdade...

    ResponderExcluir
  16. Estou com o mesmo problema. Entrei na secretária virtual e mudaram a data de ALGUMAS provas. Só essa semana perdi duas, que não tiveram mudança. As demais foram transferidas para a próxima semana!! Tenho uma dia 30/04, vespera de feriados! Será que o professor vai mesmo dar a prova?? Dúvido!!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de saber quais são os professores que não aderiram à greve e que estão dando aula e aplicando provas normalmente.

    Esses são os professores que faço matéria... Alguém saberia me dizer se todos aderiram à greve?

    TENNYSON OLIVEIRA TRAVASSOS ALVES
    ROBERTA REIS VILLARES MANZANO GOMEZ
    ROBERTA RODRIGUES PORTELA COELHO E DA SILVA
    ALEXANDRE PAIVA DE OLIVEIRA
    ERICA SOARES DE SOUZA
    MARCIA FREITAS DIAZ
    JOÃO WELLINGTON

    São todos de Direito e da Freguesia.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. para piorar até VT dos funcionários estão acabando... se não tem dindin para pagar o salário imagina o VT.... o situação é Cáotica VAMOS MINHA GENTE DIA 03 DE MAIO AS 17:30 NO SAAE RJ na Rua dos Andradas nº 96 para dar um basta de vez e fazer que nem os professores!!! aguardo TODOS ou melhor PELO MENOS 60% das funcionários UC!!!

    ResponderExcluir
  19. Nova assembleia dos professores da UniverCidade decide pela manutenção da greve

    Em assembleia realizada na noite de hoje, 26 de abril, os professores da UniverCidade decidiram manter a greve até a próxima assembleia, marcada para o dia 02 de maio (quarta-feira), também às 18h, na sede do Sindicato.

    A assembleia também tirou que amanhã, 27 de abril, será um dia de movimentação em todas as unidades da instituição para um diálogo maior com os professores e estudantes.

    Realizada na tarde de hoje, a audiência da Galileo com o Ministério Público do Trabalho teve de ser remarcada pelo fato da instituição não ter apresentado nenhum tipo de proposta, e de não ter sido conduzida pela juíza que vinha acompanhando o caso, que teve problemas particulares. A audiência foi remarcada para o dia 02 de maio, às 11h.

    Professor(a), a sua participação no movimento é fundamental! Compareça amanhã na sua unidade, converse com seus colegas e estudantes.

    ResponderExcluir
  20. A paciência termina quando começa o abuso. Sou estudante de Direito (penúltimo período). Como disse um colega acima, se a Galileu não paga nem vale transporte aos empregados, a situação é apocalíptica. Trocando em miúdos: o tal grupo Galileu está falido. Consequência: ñ pagarão aos professores salvo compelidos por ação judicial. Com o judiciário moroso até que seja descortinada a pessoa jurídica e atingido o patrimônio dos sócios para a quitação dos débitos trabalhistas, o semestre já terá acabado para nós alunos. A não ser que os professores aceitem pagar para trabalhar, voltando à ministrar aulas e a aplicar provas. Do contrário perderemos o semestre. Em suma, a greve ñ acabará neste semestre. Tomara que eu esteja errado.

    ResponderExcluir
  21. TEM NOVA POSTAGEM NA DATA DE HOJE - 26/04/2012.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,

    Sou aluno do curso de direito, Noite, Unidade Freguesia- Quality Shopping, e consta em minha grade, desde ontem, prova hoje, dia 27/04, para a disciplina Licitações e Contratos, ministrada pela professora Rosana Fernandes de Almeida Aquino. Contudo, ao que me consta, a professora leciona apenas para a Univercidade.

    Estou fazendo este alerta, pois a mim me parece muito estranha esta marcação. Não seria a instituição, sem anuência dos docentes, que estaria marcando provas para esta semana? Lembrem-se que esta reclamação e recorrente de vários alunos, nas mais diversas unidades e cursos.

    Caso alguém possa confirmar ou desmentir a data da prova, ficarei muito agradecido

    Obrigado!

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro