segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PRÉMIO DE GRANDE EMPRESA? SUSTENTABILIDADE PARA ENCHER OS BOLSOS DOS GESTORES EM DETRIMENTO DOS PROFESSORES. GALILEO EDUCACIONAL. PRÊMIO ? O Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças, seção do Rio de Janeiro (IBEF-Rio)


O PROFESSOR É O PROFISSIONAL QUE PROPORCIONA O IMPULSO DA MÁQUINA DE UMA INSTITUIÇÃO REALIZANDO A ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, CLARO QUE EM COLABORAÇÃO COM OUTROS PROFISSIONAIS, POIS EXISTE UMA ENGRENAGEM QUE DEVE SEGUIR DE FORMA SINCRONIZADA.

Porém, atualmente, os EMPREENDEDORES encontraram um mercado que, no Brasil, aglutina um vultoso volume de dinheiro em que o ponto fundamental é a obtenção de lucro. Estrangeiros já estão no Brasil investindo na EDUCAÇÃO, isto é, na exploração da mão de obra do PROFESSOR que está sendo assediado, pressionado a ceder em diversos ramos, tanto presencial quanto on-line, sujeitando-o aos mais imorais contratos e explorando-o no que puder, usando o seu intelecto, a sua titulação, a sua bagagem de conhecimento, para usufruir disso e aumentar o seu patrimônio.

Como podemos compatibilizar EDUCAÇÃO com EMPRESA?  A EDUCAÇÃO desenvolve o ser humano e a EMPRESA é uma organização de fatores de PRODUÇÃO, em que o elemento caracterizador é a própria PRODUÇÃO, e tem a finalidade de circulação de riquezas. A mão de obra está cada vez mais barata, as horas aulas estão reduzindo, as formas de contratar está cada vez mais abusivas, enfim, o PROFESSOR está sendo usado como uma máquina de fazer dinheiro. Não para ele próprio, mas para o EMPREENDEDOR.

Contudo, quem dá essa PRODUÇÃO numa Instituição de Ensino?  Claro... é o PROFESSOR, pois este atualmente é o PRODUTO e é QUEM DÁ A PRODUÇÃO para os empreendedores.  Professor transformou-se em empreendedor e tem que atingir metas, aliás, estão obrigando ao professor a se transformar, caso contrário ele sairá fora do mercado.

Como pode um PROFESSOR atingir metas empresariais? É quando não reprova ao aluno? É quando dá aquele jeitinho?

Contudo continua a ser espezinhado pelo EMPREGADOR que não cumpre o seu papel como deveria, no momento em que deveria proporcionar benefícios, facilidades para o trabalho, para a pesquisa, enfim meios possíveis para que possa desempenhar seu papel de PROFESSOR.

Agora vem um Instituto e oferece um PRÊMIO DE GRANDE EMPREENDEDOR para a Galileo Educacional, enaltecendo a forma com que capta recursos:  com mensalidades dos alunos.

Mas, não perguntaram para onde vai as mensalidades ou se cumprem suas obrigações como Empregadores. 

AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO PODERIAM NUNCA SER COMPARADAS À EMPRESAS, POIS POSSUEM UMA NATUREZA DIVERSA . ME PERGUNTAM POR QUE? POR QUE USA A MÁQUINA HUMANA. NÃO ESTAMOS FALANDO EM FABRICAR SAPATOS, OU GARRAFAS, E SIM PARA TRANSFORMAR SERES HUMANOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. 

CONTUDO, SE FOR EMPRESA, OS EMPREENDEDORES NÃO ESTÃO SEGUINDO AS REGRAS EMPRESARIAIS, POIS EM PRIMEIRO LUGAR TEM QUE PAGAR AOS SEUS PROFESSORES, POIS SÃO ELES QUE DÃO O SUSTENTO PARA O EMPRESARIADO. SEM O "PROFESSOR" ELES NÃO SÃO NADA. O "PROFESSOR" É O MOTOR DESSA GRANDE MÁQUINA.